2. ALGORÍTIMOS
A palavra "ALGORÍTIMO" costuma amedrontar algumas pessoas. Algumas pessoas tiveram um infeliz contato com o significados desta palavra. Não se preocupe, são apenas temores infundados.
Na realidade, os algorítimos não passam de uma receita(como de bolo). São apenas uma sequencia lógica e detalhada de acões, que sendo executadas corretamente realizarão a tarefa desejada.
Diante do exposta, fica fácil entender que os algorítimos fazem parte de nossa vida cotidiana. Imagine a seguinte situação hipotética:
Você está deitado em sua cama numa tarde de sábado, vendo aquele filminho que locou pela manhã após o futebol cansativo. De repente, lembra-se dos tempos do cineminha com sua ex-namorada que te deu o fora. Apesar da tristeza da perda, você se lembrou daquela deliciosa pipoquinha com sal que sempre acompanhava as sessões(ou seria seções?!), não interessa, sei que entendeu; então resolve fazer a pipoca, porém, para isso, precisa seguir alguns passos. Eis o algoritmo.
2.1. Algorítimo para fazer pipocas.
2.1.1. Chega de preguiça, levante-se da cama(se for preciso, faça um alongamento) e não se esqueça de pausar o filme.
2.1.2. Calçe o chinelo e dirija-se à cozinha.
2.1.3. No armário, pegue a pipoqueira(se não tiver, se vira meu!)
2.1.4. Vá até a dispensa e pegue o milho de pipoca(se não houver, continue a leitura, caso contrário, pule para o item 2.1.5.)
2.1.4.1. Que displicente(tá me dando trabalho!). Volte ao quarto, pegue as chaves, vá para a garagem e pegue o carro.
2.1.4.2. Dirija até o supermercado, compre a pipoca e volte.
2.1.5. Agora coloque a pipoca na pipoqueira, um pouco de óleo e sal.
2.1.6. Aguarde até ficar pronto, tire na panela, espere esfriar
2.1.7. E aí é só comer.
Obviamente, todo o processo acima, poderia ser menor, ou até maior dependendo da situação. O importante, é entender que para se alcançar o objetivo, foi preciso seguir uma sequência lógica de ações. Isto é algorítimo.
Para ver o curso completo Clique aqui
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário